Empréstimos


Empréstimo Financeiro Mensal

O valor máximo para o pedido de empréstimo é R$ 1.000,00, podendo dividir em até seis vezes, com juros de 1,33% ao mês.

A solicitação para este empréstimo acontece sempre no dia 20 de cada mês, e o associado deve fazer a solicitacão pelo telefone (31) 3281-9431.  

As solicitações passarão por avaliação do Departamento Pessoal do Minas. Se aprovado, o valor solicitado é depositado para o associado até o 5º dia útil do mês seguinte à solicitação.

Para fazer o pedido é necessário fazer parte do quadro de associados da ABEM por pelo menos seis meses e não ter nenhuma parcela pendente de qualquer empréstimo com a Associação, mesmo que seja a última de pedido anterior.


Empréstimo Financeiro de Emergência

Este empréstimo é destinado aos associados que têm pendências financeiras relacionadas à educação, saúde e moradia. Para solicitá-lo, o associado deve apresentar a cópia da conta que precisa pagar e justificar a necessidade.

Para essa modalidade de empréstimo, não é estipulado valor máximo, sendo possível pagar em até seis parcelas, com juros de 1,33% ao mês. Porém, o valor da prestação deverá ser compatível com o salário do associado e os limites legais de desconto.

A solicitação também deve ser feita pessoalmente na ABEM, com exceção dos associados do Minas Country e do Minas Náutico, que podem entrar em contato com a Associação por telefone. Em seguida, o caso é encaminhado à Diretoria da ABEM para análise.

Para fazer o pedido é necessário ser associado da ABEM há pelo menos três meses e não ter nenhuma parcela pendente de qualquer empréstimo com a Associação.


Empréstimo Construção

O Empréstimo Construção ABEM é um benefício criado na gestão 2005-2008, com o intuito de proporcionar aos associados a oportunidade de melhorar sua casa, ampliando-a ou reformando-a. O benefício propicia ao associado mais qualidade de vida, além da valorização do imóvel em que ele mora, seja este de sua propriedade ou de sua família.

Quem pode solicitar o Empréstimo Construção ABEM?

Os associados que fazem parte da ABEM há no mínimo um ano e que não estejam pagando qualquer outro empréstimo ABEM.

O associado não poderá, em hipótese alguma, contrair empréstimo para terceiros, mesmo que sejam associados da ABEM.

Como deve ser solicitado o benefício?

Para solicitar o Empréstimo Construção, o associado deve entrar em contato com a ABEM,  pelo telefone 3281-9431 ou ramais internos do Minas  *7001, *7002, *7012.

Quais são os pré-requisitos exigidos para solicitar o Empréstimo Construção?

O associado deverá comprovar a posse do imóvel ou comprovar que o imóvel que ele reside pertence a um membro de sua família.

A parcela mensal do Empréstimo de Construção não poderá comprometer mais do que 20% do salário líquido mensal do associado.

O associado deverá comprovar, adequadamente, a necessidade do Empréstimo, podendo a Diretoria da ABEM solicitar outros documentos comprobatórios, que julgar necessários.

Quais são os documentos exigidos para pedir o Empréstimo Construção?

- Comprovante de propriedade do imóvel e comprovante de residência atualizado;

-  Ficha Cadastral (modelo da ABEM), devidamente preenchida;

- Termo de compromisso (modelo da ABEM), devidamente preenchido e assinado;

- Comprovante de renda pessoal;

- Orçamentos referentes ao custo da obra (mão-de-obra e materiais);

- Três fotos do local a ser reformado/ construído. Após a conclusão da obra, o associado também deverá apresentar três fotos do imóvel reformado/construído.

Qual é o prazo para a autorização do empréstimo?

O prazo máximo é de 45 dias, sendo que todos os pedidos serão analisados por uma comissão especial, formada por diretores, conselheiros e voluntários da ABEM. Além disso, as condições relacionadas ao comprometimento salarial serão analisadas pelo Departamento de Pessoal do MTC e do MTNC.

Os requerimentos para esse benefício serão atendidos se estiverem em conformidade com os objetivos, condições, disponibilidade de recursos e atendimento aos critérios de urgência, necessidade e importância.

Qual é o prazo para a liberação do empréstimo?

Assim que autorizado o requerimento, o valor será depositado para o associado em 48 horas, e poderá ser liberado, a critério da ABEM, no todo ou em parte, conforme as condições dos projetos aprovados. Para a liberação do empréstimo, o associado deverá assinar previamente um contrato com a ABEM.

Quais são o prazo e a forma de pagamento?

O prazo máximo para pagamento do empréstimo será de 24 meses, após verificação das condições de salário/renda.  Sobre o valor do empréstimo incidirá juros de 1% ao mês.

O associado deverá quitar todo o empréstimo, nas condições e prazos das parcelas estabelecidas, antes de requerer outro empréstimo.

Em caso de pagamento antecipado, por decisão do associado ou por desligamento do quadro funcional do MTC, MTNC ou da ABEM, as parcelas restantes serão recalculadas, abatendo-se os juros das parcelas adiantadas. A quitação antecipada deste benefício não possibilitará a contratação de novo Empréstimo Construção.

Em caso de rescisão do contrato de trabalho do associado com o MTC ou com o MTNC, os valores devidos serão descontados em sua rescisão, e em caso de insuficiência de numerário, o saldo devedor deverá ser quitado diretamente junto à ABEM.

O associado que estiver fazendo uso deste benefício e quiser se desligar da ABEM, deverá pagar o valor total referente às parcelas faltantes.

A ABEM terá controle quanto à utilização adequada do empréstimo?

Para garantir que o valor referente ao Empréstimo Construção seja utilizado para o devido fim, beneficiando os associados que necessitam desse serviço, a ABEM criou uma comissão para avaliar e acompanhar as obras empreendidas pelos associados, quando julgar necessário.

Atenção! Empréstimos só devem ser contraídos em caso de necessidade. Além disso, só contraia empréstimos quando tiver certeza de que o valor não comprometerá sua renda.

Mais informações: 3281-9431 ou ramais internos *7001, *7002 e *7012.